Bombeiros encontram mais restos mortais com ajuda de peneiras no Rio Paranaíba
Parentes de pessoas desaparecidas devem fazer coleta de materiais genéticos
Por: Redação PatosJá
Fonte: Bombeiros Militar - Lorena Teixeira

O Corpo de Bombeiros encontrou mais restos mortais com o uso de peneiras nesta sexta-feira (17), no Rio Paranaíba, em Patos de Minas. A corporação informou que, diferente dos crânios, não ficou claro se os ossos são de humanos ou de animais.
Segundo o tenente Danilo Caixeta, não foi julgado necessário colocar os militares ao risco da água poluída do Rio Paranaíba. Diante disso, foram realizadas buscas sem entrar no rio, por meio de ganchos de recuperação e métodos improvisados, como o uso da peneira.
“Apesar de terem sido encontrados os dois crânios, caso sejam encontrados outros ossos, eles podem facilitar e agilizar a identificação das vítimas”, disse o tenente.
Identificação
A ação apresentou dificuldades devido à quantidade de lixo presente no Rio Paranaíba. Caixeta destacou que, por não ser uma situação de risco iminente à vida, não é necessário a exposição dos bombeiros com risco de contágio biológico, enroscamento e afogamento.
“Vamos atuar de forma inteligente e entregar o que a sociedade precisa, que, neste caso, é a recuperação desses segmentos corporais”, relatou o militar.
A orientação do Corpo de Bombeiros, alinhada com a Polícia Civil de Patos de Minas, é de que as buscas sejam realizadas dentro dos limites de segurança, uma vez que a recuperação de mais elementos não é essencial para a identificação dos corpos.
Os ossos recuperados foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para descobrir se são de humanos ou de bovinos. Além disso, os parentes de pessoas desaparecidas devem realizar a coleta de materiais genéticos. As investigações continuam.
Leia também